quinta-feira, 7 de maio de 2009

Helmuth Wagner no Masp

Helmuth Wagner é um dos cinco fotógrafos paranaenses cujas obras foram escolhidas para representar a produção contemporânea brasileira na Coleção Pirelli / Masp de Fotografia.
Site oficial


O fotógrafo Orlando Azevedo foi escolhido para colaborar buscando candidatos na Região Sul, junto com outros três consultores para a Região Nordeste e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Ele fez um trabalho belíssimo porque trouxe ao nosso conhecimento o Helmut Wagner, que já faleceu, e apresentou um número grande de fotógrafos. Muitos deles poderão eventualmente entrar numa outra edição”, explica Anna Carboncini, coordenadora do projeto.

Azevedo conta que utilizou alguns princípios fundamentais para orientar sua pesquisa. “Um trabalho já maduro, publicações, uma trajetória de ofício”, diz. A escolha pelo catarinense radicado desde a infância em Curitiba Helmut Wagner representa, em sua opinião, um “resgate de uma época áurea”.

“Ele foi uma das grandes figuras do fotoclubismo no Paraná, com atuação intensa”, conta. Anna aponta como grande qualidade o experimentalismo transgressor do fotógrafo autodidata, que dirigiu por 14 anos o Foto Clube do Paraná. Ela revela que os paranaenses estão fazendo sucesso na mostra, aberta no Masp até maio. “Vejo a felicidade do público ao descobrir fotógrafos não conhecidos em São Paulo.”

Annalice Del Vecchio

Leia mais
Masp exibe cinco olhares paranaenses