Helmuth Wagner - Alma da Imagem
Um documentário tendo como personagem Helmuth Wagner, nos faz mergulhar em um longínquo passado. Uma pequena cidade do interior, Canoinhas SC, onde Helmuth nasceu.O olhar sobre a sucessão de imagens retratadas nas fotos de Helmuth Wagner, nos atira a uma plácida viagem poética através de seus olhos.
A camada de gelo recobre as cercas de arame farpado, transgride os seus limites e congela a paisagem. A precária casa de madeira, ao lado da via férrea. Nas mãos do pai de Helmuth a música alegre do bandoneón é interrompida pelo anúncio de tempestade. O esconderijo no galinheiro, a ilusão de um lugar mais seguro, a infância rica em vivências. O contato com a natureza, observar o cheiro da mata molhada, as frutas silvestres colhidas do pé.
No barracão apetrechos de marcenaria. O pai de Helmuth recorta lambrequins. Eles se assemelham a flocos de neve. Remetem a única lembrança que se assemelha à terra natal dos pais, a Alemanha. A máquina fotográfica antiga e o equipamento fotográfico em madeira feito pelo pai desperta o interesse de Helmuth pela fotografia. Inicia-se o imaginário de luzes e sombras capturadas e eternizadas por Helmuth Wagner através de suas fotografias.
Um menino segue pelo caminho, descalço, espera a hora propícia para brincar com os contrastes de luz. Ao entardecer o céu tingido de vermelho. Buscar o cavalo no pasto. O espantalho ameaçador vigia os seus domínios, mas preso a sua imobilidade não impede a passagem do menino sonhador. O Fotógrafo Helmuth atravessa as cercas de arame farpado à procura das visões da sua infância, do céu recorta silhuetas da vida de outros meninos Texto: Ingrid Wagner
Um reencontro com Helmuth Wagner com sua extrema sensibilidade, que continua viva pela nossa percepção, através da sua obra e pela lembrança das pessoas que conviveram com ele.
O fotógrafo Helmuth Wagner faleceu em Curitiba em 1988 e deixou um extraordinário legado fotográfico sobre a natureza, a cultura e o povo do Paraná. Foi um dos membros mais atuantes do Fotoclube do Paraná, onde foi presidente por 14 anos. Sua participação em exposições e salões fotográficos nacionais e internacionais lhe renderam várias premiações. Editou três importantes álbuns fotográficos, Serra do Mar, Sete Quedas e Ilha do Mel. Em 2009 algumas de suas obras foram selecionadas para a 17ª edição da Coleção Pirelli MASP de fotografia, e passam a integrar o acervo do Museu de Arte de São Paulo.
DOCUMENTÁRIO HELMUTH WAGNER - ALMA DA IMAGEM
DURAÇÃO - 50 MIN
VIABILIZADO PELA LEI DE INCENTIVO À CULTURA DE CURITIBA, EM FASE DE FINALIZAÇÃO.
CRÉDITOS
DIREÇÃO - INGRID WAGNER E FERNANDO SEVERO
PRODUÇÃO EXECUTIVA - ROSANE WAGNER e Elizabeth Wagner
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - BETO CARMINATTI
MÚSICA ORIGINAL - JEAN GABRIEL COUTINHO
ARRANJOS - FÁBIO PINTO PERES / BRUNO PIAZZA / JEAN GABRIEL COUTINHOEDIÇÃO - EGBERTO WAGNER PORTELLA / GUILHERME KIRRIAN NETO
FINALIZAÇÃO - DIEGO STAVITZKI
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO - ELIZABETH WAGNER
POEMAS - INGRID WAGNER
NARRAÇÃO - KARLA FRAGOSO
MIXAGEM DA TRILHA SONORA - LUCIANO MENDES
MIXAGEM DE SOM - ALESSANDRO LAROCA
TÉCNICO DE SOM - VINICIUS NISI
CÂMERA ADICIONAL - CLAUDETE DE OLIVEIRA E MAURÍCIO BAGGIO
SOM DIRETO - ROBERTO CARLI JR.
FOTO STILL - CRISTIANE LEMOS
DESIGN GRÁFICO - CHANTAL WAGNER KORNIN
CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO - DINAH RIBAS PINHEIRO